sexta-feira, 2 de maio de 2008

Murphy e a solução mágica

Fomos até a entidade onde deixaremos o nosso sistema rodando. Aparentemente tudo estava ok. Entramos em reunião com o responsável, conversamos que iríamos mostrar o sistema e... ERRO! Que beleza. Ficamos uns 15 minutos tentando identificar o problema. E NADA! E o cara da entidade ali do lado... com aquela cara de "Putz, esses caras não testaram isso?". Combinamos que iríamos resolver o problema até o fim do dia, para que na 2a feira pudessemos nos reunir novamente.

Voltamos para o laboratório desanimados. Enquanto o meu colega e a equipe tentavam identificar o problema, eu me reuni com a minha equipe do projeto antigo para definirmos os rumos. Em 20 minutos decidimos algumas coisas, mas eles tinham que ir para a aula.

Após isso, fui ver se o meu colega tinha resolvido o problema. Ele estava desanimado... sem esperança de resolver até o cara que desenvolveu o sistema voltar. Esse cara trabalha em outra empresa, e só poderia estar disponível pelas 18h. MEDO!

Resolvi então auxiliá-los. Pedi para eles gerarem a exceção que estava causando o erro. Logo identificamos que era no banco de dados (Oracle). Isso já havia sido identificado, mas eles não tinham visto alguns atributos interessantes na exceção.

Fomos no ambiente onde o sistema estava rodando. Abrindo o Oracle, logo identifiquei que haviam três "sequencias" (não sei ao certo o que significa, nunca fui um DBA) mas que não havia no outro ambiente onde os erros ocorriam. Geramos os SQL's para a criação dessas "sequencias" e colocamos no ambiente novo. Rodamos o sistema e...

BINGO! O sistema estava funcionando!!!!

Um sentimento de alegria e festa tomou a equipe! Da sensação de desesperança e desespero, o alívio tomou conta!

E foi assim que encerramos o dia. Felizes por ter resolvido um pepino enorme. A resposta estava ali... se a equipe fosse mais pró-ativa para pesquisar um pouco mais, teriam resolvido. Em 10 minutos eu resolvi um problema em que eles estavam em cima há uma tarde. Mas as vezes é assim mesmo... tem que entrar uma pessoa "não condicionada" para seguir um caminho diferente.

--------------

Hoje um ciclone extra-tropical está perto do RS. Teremos chuva com ventos até domingo. Devia ser proíbido ter que ir trabalhar nessas condições. Passei o dia encharcado! Fora o caos que é o trânsito na saída. Que saco. Chuva ainda vá... mas chuva forte com vento?! Ninguém aguenta!

Abraços e bom final de semana :)

Nenhum comentário: