sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Aprendiz 5 - Episódio 4

Este episódio foi mais interessante.

As equipes deveriam vender um kit de coco, que era composto por uma caixa de papelão onde cabia um coco, um coco (lógico!), um abridor de coco bem prático e um canudo. Eles receberam 500 cocos, cada equipe, e deveriam ter um dia para realizar o maior número de vendas do kit, contabilizando o valor total.

O legal dessa tarefa é que deveria haver um planejamento logístico, uma estratégia de marketing e de vendas. E novamente vimos dois opostos.

O grupo "Masters" decidiu partir para a venda no atacado, fazendo parcerias com pequenos empresários (mercadinhos, bares, etc). A idéia estava indo muito mal, então o líder resolveu assumir parte dessa negociação e conseguiu melhorar as vendas (claramente ele é o que tem melhor comunicação e relação interpessoal no programa). Venderam todos os cocos (no final, liquidaram 200 deles para não ficar com estoque).

O outro grupo "Foccus" tentou o varejo direto, ou seja, montar uma barraquinha na rua e tentar vender para as pessoas diretamente. Uma estratégia que se mostrou ineficaz e infeliz, sendo que aparecem eles até em sinaleiras tentando vender. Convenhamos, não havia a possibilidade disso acontecer.

"Foccus" já ia perder de qualquer forma, mas cometeram um erro ao não interpretarem corretamente uma norma da prova e foram desclassificados (derrota dupla!). Na sala de reunião, o Justus apertou eles e nos trouxe um ponto muito interessante. Como eles pretendiam vender um produto no varejo sendo que:

a) Não venderiam o coco pronto para beber (gelado)
b) Não possuiam nenhum marketing (folders, folhetos, slogan, etc)
c) Não possuiam nenhum efeito visual para chamar a atenção

Eles improvisaram as explicações para as pessoas, e isso foi fatal. Uma das meninas do grupo encontrou outras utilidades para o "fura-coco", como a possibilidade de utilizar para tirar caroço de outras frutas. Graças a isso, elas conseguiram vender algumas outras unidades.

Esse tipo de prova novamente apresenta a importância da comunicação e das relações interpessoais. Ambas equipes não pensaram corretamente no marketing, porém a comunicação do líder do "Masters" fez com que eles vendessem TODOS os cocos, graças a uma negociação eficiente.

A demissão ocorreu de forma justa, desta vez. O candidato bem apático saiu. Porém, vale ressaltar algo que ele comenta no fim do programa: "Claramente está havendo a criação de 'grupinhos', pois isto é um jogo afinal de contas". Isso não é mostrado nas edições, mas é inegável que ocorram coisas deste tipo para eliminar uns e outros e se proteger.

Ainda assim, foi um bom episódio, onde pudemos tirar algumas lições.

O que está ficando chato, vale dizer, é o mechandising descarado. Ouvir o Justus falando: "Convidei vocês aqui para pegar leve... com Nova Schin" soou tão falso e tão maquiado, que chegou a ser cômico.

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5

Nenhum comentário: