quarta-feira, 21 de maio de 2008

Dinâmica na turma de gerenciamento de projetos

Hoje apliquei aquela conhecida dinâmica da fábrica de aviões na turma de gerenciamento de projetos, da faculdade.

A grande dificuldade foi adaptar a dinâmica, inicialmente orientada para DOIS grupos, para uma nova realidade com OITO grupos. Na prática, já que alguns alunos não foram na aula, foram "só" SEIS grupos, mas ainda assim a coisa foi complicada.

Eu tentei mudar um pouco o escopo, acrescentando "barcos de papel" na dinâmica. O resultado foi interessante, mas causou mais cansaço nos participantes. Acho que o ideal é manter ou avião ou barco, não os dois.

Dessa vez eu também organizei uma apresentação dos protótipos de cada equipe, o que foi o ponto alto da dinâmica: todos se divertiram e deram boas risadas. No fim, eu dei o feedback como cliente, e novamente nos divertimos mais.

Por questões do tempo, as 6 sprints previstas ficaram reduzidas as 4. Apesar de tudo ser "jogo rápido", a confusão entre as sprints (contagem de produção, reorganização do 'caos', etc) acaba tomando todo o tempo que eu não queria.

Acredito que foi uma dinâmica bacana. A maioria pegou a essência da coisa: trabalho em equipe, melhoria contínua, motivação, etc. A dinâmica precisa ser melhor adaptada para grupos maiores, de repente com tempos menores ainda.

Vamos ver se teremos novos agilistas saindo daquela turma... :)

Abraços!

Nenhum comentário: