segunda-feira, 12 de maio de 2008

Sangue novo no projeto

Hoje tive a reunião "checkpoint" com o pessoal do meu projeto principal. Estamos muito atrasados nas stories para entregar todas até o fim da semana. Expressei essa preocupação com eles, e sugeri excluírmos uma story da sprint backlog.

Para minha surpresa, eles pediram para não tirar. Disseram que vão se esforçar para cumprirmos o prometido. Gostei dessa reação deles. De fato, a pior parte já passou. As tarefas mais empíricas estão finalizadas. Agora é refatoração e correções. Então eles precisarão realmente fazer algumas horas extras para apresentarmos os resultados na próxima segunda. Confesso que sai impressionado com a mudança de postura da equipe. O SCRUM realmente dá uma agitada legal neles. Motiva!

Em seguida, fizemos a reunião com nosso coordenador do projeto. Levantei a possibilidade de escrevermos artigos científicos com base no que estamos desenvolvendo, e todos acharam a idéia ótima, desde que seja feita ao final do projeto. Isso será algo excelente para o currículo pessoal de cada um, para o projeto e para o laboratório. Pesquisa requer produção científica, e é esse um dos focos que pretendo dar aos nossos projetos do laboratório. Eu mesmo escreverei um artigo sobre o SCRUM em um projeto de ambiente universitário. Um case bacana.

Ao final do dia, fui até a livraria da universidade, para comprar uma caneta para mim. Então já que estava lá, resolvi fazer um estoque de suprimentos que volta-e-meia a minha equipe (e as outras) solicitavam: chaves de fenda, chaves phillips, trena métrica, estilete... todos adoraram a surpresa quando eu cheguei.

Pretendo em breve conversar com todos para ver o que mais falta no laboratório. E ao invés de negociar com os coordenadores, apenas comprar e apresentar a nota. Tem horas que a iniciativa conta mais do que os trâmites burocráticos hehe

Um bom dia, no fim das contas.

Abraços

Nenhum comentário: