quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sobre cursos, palestras, blog...

Pelo visto, estou me tornando um "disseminador" de Agile. :)

Isso é muito bacana. Sempre é legal disseminar lições e experiências. Mas eu tenho os pés no chão.

Certa vez escutando um podcast do Ricardo Viana Vargas, um dos maiores nomes de gerenciamento de projetos no Brasil, ele falou uma coisa que eu sigo ao pé da letra: "Não tente vender aquilo que você não sabe".

Se formos ver, isso é corretíssimo. Uma pena que existam pessoas que fazem isso... uma pena para a própria pessoa, pois normalmente ela é desmascarada logo de cara.

Nas palestras e "workshops internos" que eu tenho feito, eu sempre deixo claro que estou apresentando a minha visão de agile, baseado nas minhas experiências e aprendizados (seja na prática, seja na teoria, seja nas discussões nas listas). Mas eu NUNCA tento me passar por "mago" ou o "bambambam" do SCRUM.

O meu próprio blog foi feito com o intuito de divulgar as minhas experiências, mostrar que ser gerente de projetos (iniciante - quando eu comecei o blog) e em ambientes "hostis" (pesquisa, micro e pequenas empresas) não é um bicho de sete cabeças. É difícil, sim. Mas a gente aprende... com erros e acertos.

Eu sigo essa filosofia. Exponho a minha vivência, a minha visão. Não pretendo nunca ser um xiita e dizer que "tenho a fórmula mágica para a solução dos seus problemas!".

Fico feliz em receber feedback de leitores, felizes com as experiências que eu exponho aqui. Mas tenham isso em mente: o que eu faço não é certo nem errado. É apenas a minha interpretação de agile, baseado no meu ambiente de trabalho.

Fuja de formulismos, e busque você também moldar o agile conforme as suas necessidades e situação.

Um abraço!

Nenhum comentário: