Estava conversando agora pela manhã com o meu colega, que ESTÁ gerente de projeto junto comigo. Ele na verdade é analista, mas devido à demanda de projetos e pela experiência bem sucedida dele como GP em outro projeto, nada mais justo. Estamos assumindo juntos quase todos os projetos. E eu comecei a ver que isso levou ao mesmo problema de sempre: falta de clareza de papéis, responsáveis e dificuldade na comunicação.
Defini com ele, agora a pouco, quem assumiria o que. Dessa forma as equipes saberão claramente a quem se reportar, quem é o responsável pelas decisões e, principalmente, quem disseminará as informações aos demais.
Na quarta-feira eu notei que essa atuação conjunta não estava rendendo como deveria. Temos alguns projetos curtos em andamento (testes, por exemplo) e que não teriam motivos para eu e ele atuarmos junto, o que causava mais confusão do que ajudava.
Percebi também que a minha equipe antiga, cujo projeto ainda está em andamento, estava solta demais. Resolvi assumí-la novamente para evitar isso... antes que descambe para a "festa", já que gente sem ter o que fazer acaba causando impactos negativos no ambiente de trabalho.
Hoje iremos levantar o que falta do projeto, o nosso "product backlog". Iremos utilizar o SCRUM até o final do projeto, previsto para o meio de junho. Serão a princípio 8 itens, entre funcionalidades e documentos, quase todos importantes.
Assim, pelo menos uma equipe estará praticando o SCRUM lá dentro :)
Abraços
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Papéis, responsáveis, comunicação.... e assumindo as rédeas!
Marcadores:
comunicação,
conflitos,
Dia-a-dia,
lições aprendidas,
mudanças,
reuniões,
SCRUM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário