sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Gastando dinheiro ou investindo?

Hoje fiz algo que não costumo fazer frequentemente. Levei o meu computador para fazer um upgrade e depois passei no shopping. Lá, passei na livraria que tem lá e decidi procurar alguns livros sobre gerencia/liderança/motivação. Tem muita coisa boa e com preço bem razoável.

Gastei aproximadamente 300 reais! E comprei 16 livros! Acho que só um ou dois deles custou mais de 20 reais.

Seguem os livros (se servir de sugestão para alguém, alguns destes livros costumam estar em promoção).


1) Construindo uma vida; Roberto Justos; Ed. Larousse. Esse eu comprei por estar em promoção. É sempre bom ler uma biografia de alguém que teve sucesso.

2) Pergunte ao Max; Max Gehringer; Ed. Globo. Bom, eu adoro o programa dele e os artigos dele. Logo, sou suspeito. O livro também estava em promoção, então nem pisquei!

3) A fácil arte de motivar e liderar equipes; Ruy Telles; Ed. Ciência Moderna. Não conhecia este, mas pelo valor dele (12,90) eu decidi comprá-lo também.

4) O gerente minuto; Kenneth Blanchard; Ed. Record. Já havia ouvido falar do livro e pela resenha dele me pareceu ser interessante. Diz teoricamente para reservarmos 1 minuto por dia para refletirmos sobre a nossa gerência.

5) Como se tornar um líder servidor; James C. Hunter; Ed. Sextante. Eu li o "Monge e o Executivo" (sugiro a todos, até aos que não gostam de ler) e este livro aborda mais a fundo a idéia proposta no livro anterior. Parece interessante.

6) Como motivar sua equipe; Anne Bruce; Ed. Sextante. Esse é um daqueles livros da você s/a. Preço bem barato (14,90) e uma ótima consulta.

7) Networking: desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos; Diane Darling; Ed. Sextante. Outro livro da série da voce s/a. Bem interessante para servir de consulta também.

8) O manual do novo gerente; Morey Stettner; Ed. Sextante. Outro da série você s/a.

9) Os princípios de liderança de Jack Welch; Jeffrey A. Krames; Ed. Sextante. Outro da série você s/a.

10) Segredos da liderança; John C. Maxwell; Ed.Mundo Cristão. Este eu não faço a menor idéia de como seja, comprei pelo valor baixo mesmo. Espero que agregue alguma coisa.

11) 1001 maneiras de premiar seus colaboradores; Bob Nelson; Ed. Sextante. Pelo que folhei, deve ser bastante interessante. Apresenta diversas maneiras de manter a sua equipe motivada, com 1001 idéias diferentes para se premiar. Legal que ele traz explicações do porque também.

12) As 101 regras gerenciais da NASA adaptadas para você; Paulo Antônio de Souza Júnior; Ed. Qualitymark. Livro de bolso. Parece um livro de "salmos", pois são as 101 regras com um breve parágrafo explicando. Leitura de viagem.

13) Transformando suor em ouro; Bernardinho; Ed. Sextante. Tá ai uma boa biografia sobre liderança. Difícil imaginar como o Bernardinho consegue manter a equipe coesa com aqueles faniquitos dele à beira da quadra hehehe Comprei também por estar em promoção (14,90).

14) Como influenciar pessoas; ed. Publifolha. São livros pequenos, de bolso praticamente, editados pela Folha. É um livro de consulta, não consigo ler ele. Mas é uma boa referência para buscarmos o "basicão".

15) Como motivar pessoas; ed. Publifolha. Outro da série... vale a pena por serem em conta.

16) Como se comunicar bem; ed. Publifolha. Comprei pra ver se agrega alguma coisa.

E teve o 17 livro que foi um do Calvin e Haroldo. Pra relaxar! Tentei achar um do Donald Trump, mas não encontrei nada muito interessante.

Bom, terei livros pra ler até o fim do ano que vem. Mas quis compartilhar com vocês, para até dar alguma idéia de leitura.

Eu ainda sugeriria a vocês, caso não tenham lido ainda, os seguintes livros:

a) Gerente também é gente; André Barcaui; Ed. Brasport. É um romance sobre um funcionário que vira gerente da noite pro dia. É MUITO legal, pois todos quando lêem se identificam. É bem humorado e bastante gostoso de ler.

b) O monge e o executivo; James C. Hunter; Ed. Sextante. Esse é batido já. Mas quem não leu, deve ler. Traz uma proposta bem interessante sobre liderança.

E você, caro leitor, indica algum livro fora estes aqui? Poste aí nos comentários para nós :)

Abraços!

3 comentários:

Anônimo disse...

Minha contribuição para a lista:

Winning (Jack Welch)

Execução - A Disciplina para Atingir Resultados (Larry Bossidy e Ram Charan)

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Abraços!

Anônimo disse...

Minha recomendação é PeopleWare.

Depois posta algo sobre o "1001 maneiras de premiar seus colaboradores" eu sempre acho dificil o modo como deve ser feita a premiação para não viciar o pessoal a somente se empenhar se for premiado depois.

Anônimo disse...

Passei apenas para elogiar a iniciativa do blog!! Siga em frente amigo!! Parabéns.

José Martins.